No ano de 2006 foi publicado o livro “Guia de Bens Tombados de Belo Horizonte”, uma importante iniciativa para a divulgação do patrimônio cultural que tornou-se excelente instrumento de divulgação e educação patrimonial no município, por reunir informações sobre cada edificação tombada.
O guiadobem.org apresenta-se como um álbum de fotografias em versão contemporânea digital, acessível a todos, de qualquer lugar, sendo uma ferramenta digital para conhecimento, divulgação e proteção dos bens tombados de Belo Horizonte.
Esta atualização em versão digital engloba a pesquisa, a organização e a apresentação de todos os bens arquitetônicos do município tombados nas instâncias municipal, estadual e federal. Cada edificação está associada a um ícone que identifica seu estilo arquitetônico e marca sua posição geográfica no mapa do Guia, a partir do qual pode-se acessar informações técnicas, históricas e fotografias de cada um dos bens.
Como no livro que lhe deu origem, o Guia de Bens tombados de BH firma-se como um portal de grande alcance, um poderoso instrumento de pesquisa, gestão e educação patrimonial que, ao promover a democratização do acesso aos bens tombados, fortalece a função social e preservação do bem com sua inclusão na vida cotidiana.
A plataforma traz ainda anotações sobre cada edificação catalogada, além de textos do passado e presente de conjuntos urbanos de Belo Horizonte, como o conjunto da Pampulha, os arredores da Avenida Afonso Pena e os tombamentos paisagísticos.
Navegue pelo Guia do Bem e conheça um pouco mais sobre a arquitetura da capital mineira.